Molho bolonhesa vegetariano

Hoje é segunda-feira, dia reservado para quem quer começar aquela dieta mais saudável, por vontade própria, ou não. No último sábado, dia 7 de abril, foi o "Dia Internacional da Saúde" e para celebrar hoje temos uma receita super saudável no blog. 

Quer um motivo melhor do que este para começar logo a melhorar a alimentação, cuidar da saúde e inserir novos alimentos no cardápio? Não é preciso ser radical, faça uma mudança de cada vez e gradualmente vá tornando a alimentação uma aliada da sua saúde.




Para este post especial fiz uma receita que amo: molho bolonhesa vegetariano. É um molho bem rico em nutrientes e também no sabor, pois a variedade de ingredientes é grande. Além deste molho, hoje você terá uma seleção especial de receitas saudáveis que foram carinhosamente escolhidas por mim e pela queridona Priscila Darre do blog Culinarístico. Ao final do post você encontrará todos os links para estas delícias.




Ingredientes:

Azeite
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada ou picadinha
2 dentes de alho picadinhos bem miudinho
1 vidro de champignon bem picadinho
Shitake, shimeji, qualquer tipo de cogumelo que você encontrar, também bem picadinho. Eu usei meia bandejinha de shimeji
1 xícara de proteína de soja texturizada (da pequena que imita carne moída)
1/2 abobrinha picadinha (com casca)
1/2 berinjela picadinha (sem casca)
1 cenoura picadinha
1 lata de tomate pelado
1/2 xícara de vinho tinto
Salsinha
Orégano
Mix de ervas para chimichurri
Páprica picante
Sal
Pimenta calabresa
Umas gotinhas de molho de alho
1 colher de sopa de caldo de legumes concentrado, ou em pó

Primeiro pique tudo bem picadinho, tem que ficar tudo mais ou menos no mesmo tamanho da proteína de soja (cogumelos, abobrinha, berinjela, cenoura) para ficar um molho bonito. Se você tiver um processador, ele adianta bastante o serviço, mas confesso que adoro o ritual de preparar os ingredientes e picar tudo bem miudinho. Pra mim é uma terapia. E os cubinhos de berinjela deixe de molho na água com sal para não escurecer. 

Deixe a proteína de soja hidratando em água morna por cerca de 10 minutos e escorra apertando bem contra uma peneira para tirar todo o líquido.

Aqueça um pouco de azeite com a manteiga e refogue a cebola e o alho. Junte os cogumelos e refogue até que amoleçam. Junte a proteína de soja, refogue mais um pouco. Acrescente um pouco do vinho e refogue mais um pouco. Junte os legumes picados e refogue mais. Acrescente sal e pimenta calabresa à gosto. Quando sirvo este molho com tacos, coloco mais pimenta calabresa para ficar bem picante, mas se for servir com massa pode usar menos ou nem usar se não gostar gostar de molho picante.

Coloque os tomates pelados em um prato e amasse bem para eles desmancharem e jogue na panela. Acrescente o restante do vinho, ele vai ajudar a dar cor ao molho. E pode juntar um pouquinho de água se precisar pra cobrir tudo. 

Hora de colocar o resto dos temperos, chimichurri, caldo de legumes, páprica picante, salsinha, orégano e se precisar mais sal. Tampe a panela e deixe no fogo baixo por aproximadamente 40 minutos ou até amolecer bem a cenoura e os outros legumes. Mexa de vez em quando. Desligue o fogo e finalize com um fio de azeite.

Este molho vai bem com várias coisas. Pode comer com massa, com tacos, com pão. Nesta foto do post eu havia feito milho no vapor e eu já aproveitei e mandei ver com milho e ficou uma delícia. Outra coisa, no dia seguinte ele fica ainda mais gostoso! 

Confira outras delícias saudáveis:

Fica, vai ter sobremesa!: Sobremesa light de morango e banana
Macho Gourmet: Antepasto de berinjela
Cozinha Perfumada: Panqueca rosa com ricota

Confira também a tag "Dieta Saudável" do blog para ver receitas de sopas, smoothies, sorvetes de fruta e muito mais.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Adorei a receita! Vou testar!!
    Bjos

    Cris Miyke
    delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima receita...Obrigado por compartilhar!

    Se puder, dá uma olhadinha também no nosso site:
    Receita Maneira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas