Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Pão de banana com coco versão light

Banana bread é uma receita de origem americana e bem famosa por lá, assim como o nosso bolo de banana por aqui. Apesar do nome, o banana bread (pão em inglês), não tem uma consistência somente de pão, é uma mistura entre pão e bolo. 

Existem muitas receitas diferentes, mas esta versão que fiz aqui em casa é ótima por ter baixa quantidade de gordura e açúcar. Pode comer sem culpa e aproveitar as calorias para usar uma geleia na hora de comer sua fatia. 


Ingredientes:

1 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
3 bananas maduras amassadas
1/2 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de coco ralado
1/2 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de baunilha
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 claras
1 colher (sopa) de leite
1/4 xícara (chá) de iogurte desnatado
1/4 xícara (chá) de suco de laranja

Em uma vasilha misture a farinha peneirada, o fermento e o bicarbonato. Reserve. Em outra vasilha misture a banana amassada, o açúcar e a baunilha. Adicione as claras e misture bem até ficar fofo.

Junte o azeite, misture e comece a adicionar a farinha aos poucos. Por último junte o iogurte, o suco, o leite e 1/2 xícara do coco ralado. Não é preciso batedeira. Unte uma forma de bolo inglês e despeje a massa. Se quiser coloque mais um pouco de coco ralado por cima (as duas colheres que sobraram).

Leve ao forno 180° preaquecido, por cerca de 30 minutos. O tempo de forno varia bastante pois a receita original diz para assar por 50-60 minutos, mas meu forno foi bem mais rápido, então fique de olho. E se quiser um pão ainda mais saudável substitua parte da farinha de trigo por farinha de trigo integral.

Bora pra cozinha!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas