Creme de tofu com chocolate e banana

Tofu, ame-o ou deixe-o! Eu sou da turma que ama. Minha mãe comprava tofu em casa e todo mundo torcia o nariz. Acho que fui a única que ela conseguiu doutrinar a gostar do tal queijinho de soja.

É mais comum vermos o tofu sendo usado em receitas salgadas, mas sabia que ele também vai muito bem nos doces? Ele é um ingrediente neutro, e acaba pegando o sabor do que você misturar à ele.




Encontrei esta receita numa pilha de recortes de mil novecentos e bolinha que eu teimo em manter desorganizada. Apesar de amar a cozinha, confesso que minhas receitas são anotadas em papéis de todos os tipos e muitas vezes sem o nome da receita. Só eu me entendo na minha bagunça.

Este creme de tofu, não é simples, é super simples! Sem contar que é super saudável, fonte de proteína, pouco açúcar, com chocolate amargo e ainda tem fruta. Quer melhor do que isto?

Ingredientes:

300 g de tofu
150 g de chocolate meio amargo picado
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 bananas cortadas em rodelas

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Eu derreti no microondas, mexendo a cada 40 segundos até que estivesse completamente derretido. Espere o chocolate esfriar.

Em um processador, bata o tofu com o chocolate derretido até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e bata mais alguns segundos. Pode ser no liquidificador, mas você terá mais trabalho. Como não tem ingredientes líquidos, ele fica um pouco difícil de bater no liquidificador e você terá que abrir várias vezes para ir ajudando com uma espátula.

Em uma travessa pequena, faça uma camada com metade do creme de tofu, espalhe as bananas e cubra com o restante do creme. Se quiser, enfeite com raspas de chocolate ou granulado. Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.

Eu fiz tacinhas individuais e se for fazer o mesmo, faça realmente taças pequenas, pois não é um creme leve que você vai comer aos montes. A combinação de tofu e banana dá saciedade logo, então uma pequena porção já vai satisfazer sua vontade por um doce.

Eu usei a banana prata, que eu particularmente aprecio mais o sabor. Gosto dela antes de ficar muito madura, ainda meio azedinha, e o contraste deste azedinho da banana com o chocolate ficou bem gostoso. Mas se preferir pode usar a banana nanica. 

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Gostei do aspecto, está mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  2. Minha bonequinha linda, eu tbm amo tofu, na salada em sobremesa!
    Bem interessante essa receita e ficou com um aspecto pra lá de apetitosa!!!
    Adorei.
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas