Clafoutis de cereja

Clafoutis, só o nome já é tão lindo que me dá vontade de comer todos os dias. Para quem não conhece, esta é uma sobremesa típica francesa. Tem praticamente a consistência de um flan e a massa é bem líquida, como a de uma panqueca, ou mais líquida ainda. Mas não se assuste, depois de assado a consistência é divina.


O clafoutis é absurdamente simples de fazer. É só bater os ingredientes da massa no liquidificador, jogar sobre as frutas e assar. Ele deve ser servido ainda quente, ou morno, e se quiser ainda pode servir com sorvete de creme ou uma calda de frutas. Há variações com outras frutas, como a maçã, ameixa, mirtilos, mas eu sinceramente prefiro as cerejas. 



Esta receita vem do livro "Mastering The Art Of French Cooking" da Julia Child. Lembra deste nome? Você provavelmente deve ter assistido o filme "Julie and Julia", que conta um pouco da trajetória da Julia Child, interpretada pela Meryl Streep, e de uma blogueira que resolve fazer todas as 524 receitas do livro da Julia Child. É uma gracinha de filme! Se você ainda não viu, recomendo!



Ingredientes

2 a 3 xícaras (chá) de cerejas sem os cabinhos
1 e 1/4 de xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
manteiga para untar a forma
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Retire os cabinhos das cerejas mas não retire os caroços. Elas devem ser usadas inteiras. Dizem que o caroço ajuda a dar o sabor, então não vamos contra a tradição. Só avise quem for comer, não queremos ninguém mordendo caroço.

Coloque os ingredientes da massa no liquidificador e bata na velocidade média por 1 minuto. Unte uma forma média com manteiga, ou se preferir faça em travessas pequenas individuais. Coloque uma pequena quantidade de massa no fundo da forma, só mesmo para cobrir o fundo, e leve ao forno preaquecido 220°C, por cerca de 3 minutos. Retire do forno, disponha as frutas na forma, e salpique um pouco de açúcar por cima. Despeje o restante da massa cuidadosamente entre as frutas, salpique mais açúcar e volte ao forno, desta vez em 180°C, por mais 25-30 minutos ou até que esteja dourado e firme. 



Eu fiz em formas pequenas, então levou cerca de 27 minutos, mas acredito que uma grande leve um pouco mais de tempo, talvez uns 40-50 minutos, mas é bom ficar de olho. Retire do forno, polvilhe o açúcar de confeiteiro, espere amornar alguns minutinhos e sirva.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Esse filme é muito fofo...eu e minha amiga Dai sempre nos comparamos a Julia e a amiga que se correspondiam por carta...adoro essa história!
    Que lindo ficou seu clafoutis! E cereja é tudo de bom ne?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh......muito amor por Julia Child e clafoutis! Ficou lindo!!!!
    E o filme é uma graça mesmo :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Tu diz que é absurdamente simples de fazer, complemento que de comer também, está apetitoso demais.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse filme!!! Por que será?...rsrs. E aí, pronta para as outras 523 receitas? Sabendo que vc gosta de carne vermelha (assim como eu), o famoso e delicioso Boeuf Bourguignon dela deve ser divino, assim como o seu Clafoutis! Ficou um arraso! Parabéns!!!(juro que eu pensava que era difícil! Vc me animou!

    Bjs e ótimo domingo pra vc! ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas