Torta mousse de abóbora

Sim, sou apaixonada por abóbora. Depois do brownie de cacau com abóbora e especiarias, resolvi testar essa receita de torta mousse de abóbora. E mais uma vez as especiarias estão presentes e dão um sabor super especial.

É uma sobremesa fácil de fazer, e mais uma opção para usarmos a abóbora que é tão pouco explorada aqui no Brasil em algumas regiões. Fora o doce de abóbora tradicional, não encontramos muitas opções de sobremesas por aqui. Mas digo que as opções são infinitas! Nos Estados Unidos eles fazem inúmeras receitas com abóbora no Dia de Ação de Graças e em outros feriados.  E então? Vamos aderir e adotar a abóbora como queridinha nas sobremesas? Ela é rica em fibras, vitaminas e ainda tem função diurética. Quer melhor que isto?




Ingredientes:

Massa:
1 pacote de bolacha de maçã e canela (180g)
1 pitada de sal
70g de manteiga sem sal, derretida

Recheio:
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
1/4 xícara (chá) de suco de maçã
400g de purê de abóbora*
3/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 xícara (chá) de chantilly batido

* Para fazer o purê, eu levo a abóbora em cubos ao microondas em um prato com tampa própria para este fim, por cerca de 4 minutos, ou até que esteja bem macia. Depois de cozida passo pelo mixer e está pronto o purê.

Para fazer a base da torta, triture as bolachas no liquidificador e com as mãos incorpore a manteiga derretida e o sal até virar uma farofa. Forre com esta farofa o fundo e as laterais de uma forma com cerca de 22 cm de diâmetro. Leve a massa ao forno preaquecido, 180° C, por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Misture a gelatina no suco de maçã e leve ao microondas por 15 segundos para dissolver. Em uma travessa grande, misture o purê de abóbora, o açúcar, a canela, o sal, o gengibre, o cravo e mexa bem até ficar homogêneo. Junte a gelatina dissolvida e mexa. Por último adicione o chantilly previamente batido e misture bem. Coloque o recheio sobre a massa de bolachas já fria e leve para geladeira para firmar por no mínimo 4 horas. Para esta receita eu usei uma caixinha pequena de chantilly e guardei o restante para servir com a torta. 

Bora pra cozinha!

Receita adaptada: Kitchen Daily

Comentários

  1. Também aprecio imenso abóbora, a tua sugestão é mesmo boa!

    ResponderExcluir
  2. Parece deliciosa.Sem falar que adoro abóbora.Com chantily por cima tudo de bom.Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou fã de doce de abóbora, mas provei uma torta dessas um tempo atrás e sabe que gostei??
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sigo o seu blogue e as suas receitas são de deixar água na boca!
    Decidi distingui-la com o selo Conóceme.
    Visite através de link: http://clarasemneve.blogspot.pt/2014/06/tag-premio-conoceme.html

    Catarina

    Claras em Neve

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas