Medalhão com alho-poró e cogumelo

Hoje a receita é bem simples, daquelas que servimos no dia-a-dia do aconchego do nosso lar. Mas ao invés de servir o medalhão ou o bife só grelhado, que tal fazer um molhinho com alho-poró e cogumelos para servir por cima?




E pra isso não precisa nem de outra panela, use a própria frigideira em que grelhou os medalhões. Aquele fundinho que fica na panela vai ajudar a dar o sabor ao alho-poró e aos cogumelos. 

Para fazer um bom medalhão, use a frigideira mais grossa que você tiver. As mais finas tendem a perder calor com facilidade quando você põe os filés para grelhar, e isso pode fazer com que sua carne não fique tão macia e suculenta. Sempre use altas temperaturas e frigideiras grossas. 

Ingredientes

4 medalhões de filé mignon
azeite
pimenta do reino
molho de alho
1/2 alho-poró fatiado
1 vidro pequeno de champignon
2 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto

Quando os medalhões estão muito altos, eu costumo colocar eles em uma tábua e dar umas batidas com a palma da mão para deixar eles um pouco mais finos. Regue os medalhões com um fio de azeite, espalhe bem com as mãos e tempere com pimenta do reino, sal e algumas gotinhas de molho de alho. 

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Não é preciso colocar óleo ou azeite na frigideira, o próprio azeite que você usou para temperar os medalhões já é suficiente. Para saber se a frigideira já está na temperatura correta, aproxime a palma da mão ao fundo dela e sinta o calor. Se não conseguir ficar com a mão próxima, é porque está na temperatura certa. Coloque os medalhões para grelhar dos dois lados, virando apenas uma vez. Eu gosto de carne ao ponto pra mal passada, então deixo cerca de 2 minutos de cada lado. Pegue um pedaço de papel alumínio e embrulhe os medalhões. Ao embrulhar eles vão manter a temperatura enquanto você prepara o alho-poró e ainda ficarão bem mais macios e suculentos. Na mesma frigideira, abaixe o fogo, junte a manteira com um fio de azeite e use uma espátula de silicone para soltar o queimadinho dos medalhões que ficou ali. Junte o alho-poró e refogue até ficar macio. Acrescente os cogumelos, acerte o sal e sirva sobre os medalhões.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Com esse aspecto tão suculento só pode mesmo ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai dona Mirella...

    Não faça isso comigo! Amei esse seu medalhão super suculento, como disse a Luísa Alexxandra.
    Ficou divino, parabéns!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mirella, menina.Fiquei aqui salivando com essa imagem.A carne parece muito macia e suculenta.Humm, babei.Adorei.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas