Panqueca de ricota

Hoje tenho mais uma dica para surpreender o seu velhinho no Dia dos Pais. Sempre pensamos em fazer um almoço super caprichado nestas datas especiais. Mas que tal começar pelo café da manhã? Minha sugestão é preparar panquecas de ricota, no estilo americano. Elas ficam gordinhas, fofas e saborosas.




Mas se não é panqueca recheada, onde entra a ricota nesta história? Na massa. O resultado é uma massinha super leve e que combina bem com geleias, doce de leite, manteiga, frutas, cream cheese e o que mais sua imaginação permitir.

Ingredientes

250 g de ricota amassada com um garfo
150 ml de leite
2 ovos (separar as claras das gemas)
100 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sobremesa) de açúcar

As claras devem ser batidas previamente. Não precisa ser em ponto de clara em neve, apenas até formar uma espuma. Reserve.

Em outra tigela, bata todos os outros ingredientes com a ajuda de um batedor de arame (fuê). Quando estiver bem incorporado, junte as claras. Se a sua ricota estiver mais seca, talvez precise adicionar um pouquinho de leite (uma colher ou duas). A massa não fica líquida como a da panqueca comum, fica mais para uma massa de bolo. 

Aqueça uma frigideira antiaderente levemente untada e coloque pequenas porções da massa com a ajuda de uma colher ou concha pequena. Ajude a espalhar a massa na frigideira com as costas da colher e frite a panqueca de um lado até dourar, vire com uma espátula e doure o outro lado.

Sirva ainda quentinha com o acompanhamento de sua preferencia.

Bora pra cozinha e Feliz Dia dos Pais!

Comentários

  1. Hoje fiz as panquecas... Amei!!! Uma delicia! Comemos com requeijão, queijo e geleia de framboesa =D
    Obrigada por compartilhar a receita!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas