Salada fatuche

Resolvi começar a semana com uma receita mais leve, uma salada fatuche. Esta salada é uma receita de origem árabe e existem algumas versões diferentes por aí.

A minha versão é bem parecida com a da Nigella. Outro dia ela fez esta salada em um de seus programas e eu logo reproduzi em casa com algumas pequenas alterações.



O tempero principal desta salada é o zátar, uma mistura de ervas e especiarias, que é muito utilizado na culinária árabe. É fácil encontrar o zátar para comprar nos supermercados, mas eu sinceramente prefiro preparar o meu em casa. A mistura depois de pronta, se guardada por muito tempo, acaba perdendo um pouco os aromas, então faço sempre só o que vou usar na hora. Uso um pilão, que eu acho indispensável na cozinha, para misturar e macerar tudo. O meu pilão é de pedra sabão e acho uma das melhores opções, pois é super resistente e por um preço bem mais amigável do que os de mármore, aço inox...

Para preparar o seu zátar em casa, junte partes iguais de: tomilho seco, orégano, cominho, manjerona, sal grosso e gergelim branco. Macere tudo no pilão, prove um pouquinho para ver como está o sal e use para temperar saladas, queijos e carnes. A mistura original de zátar também leva sumac (sumagre), um pó vermelho e ácido, mas como não é tão fácil de encontrar, faça sem ele que ainda assim terá um resultado fantástico.

Ingredientes para a salada (serve duas pessoas)

1 tomate picado
1/2 pepino picado (sem casca)
cebolinha picada a gosto
um bom punhado de salsinha picada
a mesma quantidade de rúcula ou agrião picado 
1 dente de alho ralado
1 fatia de pão sírio (pita) tostado e quebrado em pequenos pedaços
azeite
zátar (ou zaatar) a gosto
2 colheres (sopa) de queijo chancliche amassado com azeite
suco de 1/2 limão siciliano
hortelã (é usada na receita original, mas eu não costumo usar, prefiro sem)
sal a gosto

Misture bem todos os ingredientes em uma saladeira e sirva imediatamente.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Mirela que salada deliciosa esta, estou com água na boca, vou ter que fazer.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mirella!

    Eu adoro rúcula e essa salada parece realmente deliciosa!! Fiquei com vontade... É uma pena que eu não tenha todos os ingredientes em casa pra preparar agora a salada, mas vou comprar tudo e fazer!

    Bjs, Camila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas