Frango com batata e tomate do Jamie Oliver

Para quem curte o Jamie Oliver, hoje trago mais uma receita deste chef fantástico. Um dos meus programas favoritos dele é o "Jamie em Casa", e o episódio das batatas foi o que mais me pegou pelo estômago. Acho que já consegui fazer todas as receitas que ele mostrou neste episódio e por aqui já postei a Salada de batatas que é divina.

Agora chegou a vez da batata se juntar com o frango, chamar o tomate pra briga e virar um prato matador.




Nesta receita o Jamie utiliza coxas e sobrecoxas desossadas. Mas já fiz dos dois jeitos, com osso e sem osso, e o resultado é o mesmo. Então vai de gosto.

Ingredientes

800g de coxas e sobrecoxas de frango (desossadas ou não)
10 batatas bolinha sem casca
Tomates a gosto (eu gosto de usar os pequenos, tipo tomate cereja)
azeite
vinagre de vinho tinto
pimenta do reino
orégano fresco ou seco
sal
manjerona seca
sálvia fresca ou seca

Leve ao fogo uma panela com água e sal e deixe ferver. Coloque as batatas já descascadas para cozinhar nesta água até que fiquem macias, mas ainda firmes. Se for utilizar os tomates grandes e quiser retirar as peles, um minuto antes de tirar as batatas da água, faça um corte em cruz no topo dos tomates e coloque na água com as batatas. Depois de um minuto escorra tudo e tire as peles dos tomates. Quando eu uso os tomates cereja, eu não tiro a pele, então não é preciso colocá-los na água. Corte as batatas ao meio, corte os tomates se forem dos grandes, e reserve.

Tempere os pedaços de frango com azeite, pimenta do reino e sal. Preaqueça o forno em 200°C. Em uma frigideira antiaderente grande, coloque um fio de azeite e coloque os pedaços de frango para dourar por cerca de 4 minutos de cada lado, primeiro com a pele virada para baixo. Retire os pedaços de frango da frigideira e coloque em uma assadeira. Nesta mesma frigideira, dê uma rápida salteada nas batatas e tomates  para envolvê-los na gordura do frango que se soltou. Vire tudo na assadeira junto com o frango.

Faça um molho para regar tudo antes de ir ao forno, utilizando azeite, vinagre de vinho tinto, pimenta do reino, orégano, sal, manjerona e sálvia. Eu coloco tudo em um pilão, mas se você não tiver um, misture muito bem com um socador. A quantidade dos temperos vai muito de gosto, mas eu coloco umas duas colheres  de chá de cada erva, uma colher de chá de sal, pimenta do reino moída na hora e vou colocando azeite até virar um molho. Coloco mais umas duas colheres de vinagre e está pronto. Nesta hora experimente para ver se falta sal ou mais um pouco de algum ingrediente no molho. Espalhe o molho por cima do frango, das batatas e dos tomates. Eu vou colocando colheradas por cima e espalhando com as costas da própria colher. Leve ao forno por cerca de 40-50 minutos, ou até dourar. 

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas