Risoto de abóbora

Sabe aquele dia em que você não tem muita opção da geladeira para preparar o almoço? Pois foi em um desses dias que resolvi transformar em risoto alguns pedaços de abóbora, filhos únicos, que estavam no fundo da gaveta de legumes. 




Ah! E eu estava com preguiça, então a abóbora foi cozida em 4 minutos no microondas e o risoto em seus habituais 20 minutos. Estou mais rápida que o Jamie Oliver heim! Bem, brincadeiras à parte, risoto tem lá os seus segredos, mas depois que você pega o jeito, vira o seu coringa na cozinha. Rápido, prático e saboroso.

Ingredientes (para 2-3 pessoas)

Purê de abóbora:

300g de abóbora
sálvia fresca picadinha
azeite, sal e pimenta do reino

Para o risoto:

1,2 litros de caldo de legumes
1/2 cebola picada
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo 
1/2 copo de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga
azeite
2 colheres (sopa) de cream cheese
1 pires de parmesão ralado na hora

Primeiro prepare o purê de abóbora. Coloque as abóboras cortadas em cubos dentro de um prato ou travessa que possa ir ao microondas, coloque uma tampa própria para micro e cozinhe por cerca de 4 minutos. Ao final deste tempo a abóbora deve estar bem macia. Amasse os cubos de abóbora com um garfo e tempere com sálvia, azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Em uma panela de fundo largo, refogue a cebola na manteiga com um fio de azeite sem deixar dourar. Junte o arroz (não precisa lavar), refogue rapidamente e junte o vinho mexendo sempre até começar a secar e evaporar. Comece a adicionar o caldo de legumes dissolvido na água, mexendo sempre, de preferência com uma colher de pau. Este caldo deve ficar no fogo baixo para não perder a temperatura, pois você vai ficar adicionando ao arroz durante todo o processo. Nunca deixe o arroz secar, ele tem que estar sempre cremoso e bem molhado. Praticamente a cada minuto você adiciona um pouquinho do caldo. O tempo total vai depender do tipo do arroz, o que usei hoje, ficou pronto em 20 minutos. Mas isso depende, tem quem goste mais al dente, eu prefiro mais macio. Aos 10 minutos de cozimento, adicione o purê de abóbora ao arroz, misture e continue o processo de cozimento até chegar ao ponto desejado. 

Quando o arroz estiver macio, aproximadamente depois de 20 minutos, desligue o fogo e acrescente o cream cheese e o queijo parmesão. Mexa bem para incorporar tudo, acerte o sal, tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir.

Sirva com um fio de azeite e parmesão ralado por cima. Você pode também decorar com folhas de sálvia.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas. 

Comentários

  1. Ficou super apetitoso Milla! Toda vez q vejo risoto eu quero comer! hummmm....
    Bjinssss

    ResponderExcluir
  2. Milla, põe curinga nisso. rs... aqui é assim, estamos com fome, pressa e nada pronto. O que vamos comer??? Risoto!!! rs...

    Bem apetitoso esse seu viu!!

    Bjuuuu!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou com um aspecto mesmo cremoso, adoro!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella, as receitas do improviso são as melhores.Muitas vezes fazemos uma vez e nunca mais sai igual.Seu risoto foi rápido e maravilhoso.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia essa receita.
    Ficou lindo o novo layout do blog!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas