Torta de pasta de amendoim

Um amigo, Marcelo Pazinatto, descreveu exatamente o que esta torta representa: sabor de infância! 

Quem nunca se acabou no pote de amendocrem com pão quando era criança? E o negócio era bom heim. Infelizmente já não tem mais o mesmo gosto, mas podemos encontrar outras marcas, a maioria importadas, com qualidade de primeira e perfeitas para fazer uma bela torta de pasta de amendoim.




O recheio desta torta é leve, suave, mas com o sabor da pasta de amendoim super marcante. Pra contrastar, uma leve camada de ganache de chocolate no meio e uma massa de bolacha com pouca manteiga para lembrar uma paçoquinha. E aí, vai encarar?




Ingredientes

Para a massa de bolachas:

180g de biscoito de maisena triturado
75g de manteiga derretida
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de pó de café instantâneo
1 colher (chá) de cacau em pó

Para o recheio de amendoim:

200g de pasta de amendoim de boa qualidade 
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/4 xícara (chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (chá) de açúcar branco refinado
1 colher (sopa) de leite
1 pote de cream cheese em temperatura ambiente

Para a ganache:

60g de chocolate meio amargo
1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco

Preaqueça o forno em 180°C. Em um processador, triture as bolachas, junte a manteiga, o açúcar, o cafe, o cacau e pulse até misturar e virar uma farofa molhada. Se você não tiver um processador, triture os biscoitos no liquidificador e acrescente os outros ingredientes com as pontas dos dedos, esfarelando, e não amassando. Arrume esta farofa no fundo e nas laterais de uma forma de cerca de 22cm de diâmetro, formando a base da torta. Nesta etapa você pode ir apertando com as mãos até ela compactar na forma. Leve ao forno por 10 minutos, retire e deixe esfriar.

Para a ganache, derreta o chocolate com o creme de leite no microondas por cerca de 30 segundos e mexa bem para derreter por completo e ficar homogêneo. Espalhe cuidadosamente esta ganache sobre a massa de bolachas já fria. Reserve.

Para o recheio de amendoim, bata o creme de leite com o açúcar demerara na batedeira até ficar quase um chantilly. Reserve. Em uma tigela à parte, bata a pasta de amendoim com o cream cheese e o açúcar branco até ficar fofo e cremoso. Adicione o leite e bata novamente. Delicadamente, fora da batedeira, misture os dois cremes até ficar uniforme. Coloque por cima da ganache e leve para gelar por no mínimo 4 horas.

Bora pra cozinha!

Receita adaptada: Ambitious Kitchen

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Que linda torta Mirella! E lindas fotos tbém.
    Adoro receitas que resgatam o sabor da infância.
    Bjos
    Tania Minatel


    ResponderExcluir
  2. Hummm menina que perdição.Mirella você arrasou nesta torta, mas tem que ser com outra pasta de amendoim porque a da infância que a gente se acabava, tem gosto de gordura com aroma de amendoim.Adorei e anotei.Beijos e uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica, adorei!!Já está anotada, essa terei que fazer!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas