Couscous com couve

Para quem acompanhou o post que falei sobre a clorofila, viu que eu sou contra jogar fora o bagaço que sobra das frutas, legumes e verduras, quando utilizamos a centrifuga para fazer sucos. É claro que nem sempre temos uma receita na cabeça para reaproveitar na hora o que sobra, mas não custa tentar criar algo com as sobras de vez em quando, não é?

Bem, com as sobras do bagaço da couve eu pensei em algo rápido e que praticamente não dá trabalho, um couscous.




Para quem nunca utilizou, o couscous nada mais é do que um preparado à base de semolina no formato de pequenas bolinhas e que é utilizado para fazer o famoso couscous marroquino. Seu preparo é muito rápido, já que não é preciso cozinhar, apenas hidratar em água quente. Um coringa para se ter na despensa na correria do dia-a-dia. 

Ingredientes

1 xícara de couscous
1 e 1/2 xícaras de água fervente
1 tomate picado
sobras do bagaço de couve (usado na clorofila)
azeite
sal
temperos a gosto

Coloque o couscous em uma tigela de vidro e jogue a água por cima. Tampe e deixe hidratando por cerca de 5 minutos ou até a água secar e ele dobrar de volume. Depois que ele crescer, use um garfo para soltar os grãos. Reserve.

Como o bagaço da couve que sobra na centrífuga é praticamente uma massa, eu resolvi refogar em azeite para reidratar e soltar um pouco antes de usar. Em uma frigideira antiaderente, refogue o bagaço de couve com um pouco de azeite e tempere a gosto. Se necessário acrescente um pouquinho de água enquanto estiver refogando. Eu usei um tempero em pó pronto que é uma mistura de ervas, sal e especiarias. Junte a couve refogada ao couscous, adicione também o tomate picadinho e tempere com azeite, sal e ervas a gosto. É uma super saladinha nutritiva, prática e rápida. E o mais importante, sem desperdício de alimentos. 

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Bacana!!! Também sou contra o esperdício, e postagens assim ajudam muita gente a fazer o mesmo.

    Tão simples e tão gostoso.

    Bjuu e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Ficou com um aspecto bem delicioso!
    beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sugestão. Que delicia.
    Bjs

    rosario

    http://come.bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas