dezembro 02, 2012

Geleia de mexerica com cardamomo

Tenho a sorte de ter um pé de mexerica em casa. O danado apesar de ser ainda bem pequeno, vive dando mexerica que não acaba mais. Na última leva eu não dei conta de comer tanta fruta e acabei inventando de fazer uma geleia que ficou mega boa.




Geleia não tem muito segredo, mas esta eu tentei colocar alguns ingredientes além da fruta e do açúcar para dar um toque especial. 




Ingredientes


Cascas de 1 ou 2 mexericas 

5 mexericas (aprox. 480g) 
350g de açúcar 
¼ xícara (chá) de vinho branco 
2/4 xícara (chá) de água 
½ colher (café) de cardamomo em pó


Descasque as mexericas e ferva as cascas de 1 ou 2 delas em água por alguns minutos. Escorra e repita o processo. Depois de escorrer lave em água corrente. Raspe a parte de dentro das cascas (a parte branca) com a ajuda de uma colher, e descarte. Pique as cascas em tirinhas pequenas e reserve. Este processo vai tirar o amargor. 

Separe os gomos das mexericas e retire os caroços e as fibras brancas o máximo que puder e descarte. Coloque a polpa da mexerica em uma panela, junte o açúcar, o cardamomo, a água, o vinho, as cascas picadas, mexa e leve ao fogo médio-baixo por cerca de 40 minutos. Durante este processo vai se formando uma espuma na superfície que deve ser retirada com uma colher e descartada. De vez em quando mexa com uma colher de pau para não grudar o fundo. Após os 10 primeiros minutos eu fui amassando os gomos de mexerica na panela com um amassador de batatas. Fiz isso por 3 vezes até ficar na consistência que eu queria, mas ainda com pedaços grandes. 

Rende aproximadamente 600g de geleia (dois vidros pequenos). Guarde na geladeira.

Os vidros devem ser esterilizados antes de usar. Para isto, ferva os vidros e tampas por 15 minutos e deixe secar bem antes de usar. Para evitar que os vidros quebrem ao bater na panela quando estiverem fervendo, aconselho a colocar um pano de prato dobrado no fundo da panela para amortecer o impacto.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

2 comentários:

  1. Que geleia deliciosa!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma cor tão bonita!
    Que maravilha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...