Batatas na cerveja

Batatinha frita, quem não é loucamente apaixonado por elas? Mas sabemos o quanto elas podem ser engordativas, por isso sempre tentamos alternativas mais saudáveis. Uma delas é a batatinha feita no forno.




Aqui em casa raramente faço fritura, então as batatinhas são sempre feitas assim, no forno. Esses dias encontrei uma receita de batatinha diferente e resolvi testar. Elas ficam um tempo de molho na cerveja e isso logo chamou a minha atenção por ser uma apreciadora das boas cervejas e receitas feitas e harmonizadas com elas. Bem, o resultado foi positivo, adorei as batatinhas! Usei uma cerveja tipo weiss, mas você pode usar a cerveja da sua preferência. As batatas ficam bem macias por dentro e crocantes nas pontinhas. É possível sentir o gostinho da cerveja, bem suave, mas é possível sentir. 




Recomendo que você faça os palitos finos, assim elas ficam mais crocantes. Eu não quis adicionar ervas pois queria saber exatamente o sabor das batatinhas e se o sabor da cerveja permaneceria após o tempo de forno. E sinceramente, das próximas vezes também farei assim, sem ervas, para não perder o sabor característico da cerveja. 

Ingredientes

3 batatas médias
250ml de cerveja (aproximadamente)
2 a 3 colheres (sopa) rasas de azeite
pimenta do reino
sal (usei trufado)

Lave bem as batatas e corte em palitos mantendo a casca. Coloque as batatas de molho na cerveja por cerca de 20 minutos. Não é necessário cobrir completamente as batatas com a cerveja, apenas vá mexendo de vez em quando para que todas estejam em contato com o líquido.

Escorra bem as batatas e coloque em uma forma antiaderente. Use uma forma grande para que as batatas não fiquem uma por cima da outra e sim espalhadas uma ao lado da outra. Tempere com o azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem e arrume as batatas na forma.

Leve ao forno preaquecido, 240° C, por cerca de 30 minutos, virando as batatas no meio do tempo. O tempo de forno muda muito, o meu costuma ser rápido por ser pequeno, então fique de olho.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Devem ser boinhas assim, tenho de experimentar...bjs

    ResponderExcluir
  2. Que ideia fantástica! Um aspect divinal e guloso!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de te dizer que esta a decorrer um passatempo no blogue para ganhar o livro Cozinha para Dias Felizes, gostava muito que também participasses!

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2013/02/cozinha-para-dias-felizes-sorteio.html

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella,
    Eu também não faço fritura aqui em casa e gostei dessa receita de batatinha frita no forno. Com cerveja, então!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirella, que ideia diferente.Adorei, deve ficar muito saborosa.Como o tempo é curto comentarei aqui sobre todas as outras receitas que vi e adorei por aqui.As mini cheesecakes de laranja ficaram lindas e eu adoro tudo que leva frutas citricas.Os bombons com este morango por dentro me deixou babando.
    Agora suas trufas ficaram imbatíveis.Quem resiste a estas maravilhas.
    Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirella! Toda vez que eu entro aqui, fico namorando essa batatinha. Gente, parece muito gostosa! E super diferente. Preciso fazer essa receita com urgência!
    Fiquei feliz por saber que você fez o bombom de morango, embora a receita não seja de minha autoria, é tão legal quando alguém faz alguma comidinha que eu postei.
    Beijo grande,
    Fernanda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas