fevereiro 10, 2013

Batatas na cerveja

Batatinha frita, quem não é loucamente apaixonado por elas? Mas sabemos o quanto elas podem ser engordativas, por isso sempre tentamos alternativas mais saudáveis. Uma delas é a batatinha feita no forno.




Aqui em casa raramente faço fritura, então as batatinhas são sempre feitas assim, no forno. Esses dias encontrei uma receita de batatinha diferente e resolvi testar. Elas ficam um tempo de molho na cerveja e isso logo chamou a minha atenção por ser uma apreciadora das boas cervejas e receitas feitas e harmonizadas com elas. Bem, o resultado foi positivo, adorei as batatinhas! Usei uma cerveja tipo weiss, mas você pode usar a cerveja da sua preferência. As batatas ficam bem macias por dentro e crocantes nas pontinhas. É possível sentir o gostinho da cerveja, bem suave, mas é possível sentir. 




Recomendo que você faça os palitos finos, assim elas ficam mais crocantes. Eu não quis adicionar ervas pois queria saber exatamente o sabor das batatinhas e se o sabor da cerveja permaneceria após o tempo de forno. E sinceramente, das próximas vezes também farei assim, sem ervas, para não perder o sabor característico da cerveja. 

Ingredientes

3 batatas médias
250ml de cerveja (aproximadamente)
2 a 3 colheres (sopa) rasas de azeite
pimenta do reino
sal (usei trufado)

Lave bem as batatas e corte em palitos mantendo a casca. Coloque as batatas de molho na cerveja por cerca de 20 minutos. Não é necessário cobrir completamente as batatas com a cerveja, apenas vá mexendo de vez em quando para que todas estejam em contato com o líquido.

Escorra bem as batatas e coloque em uma forma antiaderente. Use uma forma grande para que as batatas não fiquem uma por cima da outra e sim espalhadas uma ao lado da outra. Tempere com o azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem e arrume as batatas na forma.

Leve ao forno preaquecido, 240° C, por cerca de 30 minutos, virando as batatas no meio do tempo. O tempo de forno muda muito, o meu costuma ser rápido por ser pequeno, então fique de olho.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

8 comentários:

  1. Devem ser boinhas assim, tenho de experimentar...bjs

    ResponderExcluir
  2. Que ideia fantástica! Um aspect divinal e guloso!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de te dizer que esta a decorrer um passatempo no blogue para ganhar o livro Cozinha para Dias Felizes, gostava muito que também participasses!

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2013/02/cozinha-para-dias-felizes-sorteio.html

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella,
    Eu também não faço fritura aqui em casa e gostei dessa receita de batatinha frita no forno. Com cerveja, então!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirella, que ideia diferente.Adorei, deve ficar muito saborosa.Como o tempo é curto comentarei aqui sobre todas as outras receitas que vi e adorei por aqui.As mini cheesecakes de laranja ficaram lindas e eu adoro tudo que leva frutas citricas.Os bombons com este morango por dentro me deixou babando.
    Agora suas trufas ficaram imbatíveis.Quem resiste a estas maravilhas.
    Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirella! Toda vez que eu entro aqui, fico namorando essa batatinha. Gente, parece muito gostosa! E super diferente. Preciso fazer essa receita com urgência!
    Fiquei feliz por saber que você fez o bombom de morango, embora a receita não seja de minha autoria, é tão legal quando alguém faz alguma comidinha que eu postei.
    Beijo grande,
    Fernanda.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...