Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Bolo de cenoura cheesecake

O que acontece quando se juntam duas receitas maravilhosas? Uma terceira melhor ainda!
Foi o que aconteceu aqui. O tradicional bolo de cenoura estilo americano, ganhou a companhia do cheesecake e viveram felizes para sempre.



Este "bolo cheesecake" não precisa de muitas apresentações. Apenas um apelo: façam! Já entrou para o meu hall de receitas preferidas. A combinação dos ingredientes e sabores é surpreendente. E fica ainda melhor se servir geladinho com uma calda de caramelo.




Ingredientes

Para o cheesecake:

300g (2 potes) de cream cheese em temperatura ambiente
2/4 xícara (chá) de açúcar 
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ovos


Bolo:
¼ xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de mateiga sem sal em temperature ambiente
1 xícara (chá) de açúcar demerara (pode ser o comum)
2 ovos
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato
1 1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
½ lata de abacaxi em calda bem picadinho e drenado
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1/2 xícara (chá) de nozes picadas


Preaqueça o forno em 180°C, unte uma forma redonda com margarina e reserve.

Para a massa do cheecake, bata na batedeira o cream cheese com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione a farinha, os ovos (batidos previamente com uma colherinha de água dica que ensinei para não deixar cheiro de ovo), e a baunilha. Bata até ficar homogêneo e reserve.

Para a massa do bolo não é necessário usar a batedeira, pode fazer tudo a mão. Misture com a ajuda de um fuet: o óleo, o açúcar, os ovos (previamente batidos com água) e a baunilha. Adicione os ingredientes secos peneirados (farinha, especiarias e bicarbonato). Por último junte o abacaxi picado, a cenoura, o coco e as nozes.

Coloque metade da massa do bolo na forma, e 1/3 da massa do cheesecake. Coloque o restante da massa do bolo e por cima toda a massa do cheesecake. Com uma colher misture delicadamente em algumas partes para dar uma marmorizada. Leve ao forno por cerca de 50-60 minutos, ou até que espetando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e leve para gelar por no mínimo 3 horas.

Bora pra cozinha!

Receita adaptada: Seeded at the table

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Tem tão bom aspecto!
    Deve ser mesmo muito bom :)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida estão tentadores, depois da propaganda, terei de provar!
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas