Mousse de chocolate fácil com dois ingredientes

Esse post pode parecer piada, mas não é! Quem trabalha com chocolate sabe muito bem que água e chocolate tem que viver bem longe um do outro. Quando estamos derretendo chocolate, basta uma gota de água para que acabe em tragédia e desande tudo. Então, pode fingir que não sabe disso e vamos fazer um dos melhores mousses de chocolate da sua vida.




Esta magia é cria do premiadíssimo chef inglês Heston Blumenthal, dono do restaurante The Fat Duck. Quando vi o vídeo dele preparando esta mousse fiquei enfeitiçada e quis logo provar. Como pode? Apenas dois ingredientes, chocolate e água, e um resultado fantástico. Mas o segredo aqui, certamente está na qualidade do chocolate utilizado. Como todo sabor vem de um único ingrediente, é fundamental que ele seja de primeiríssima qualidade, com cerca de 70% de cacau. 






A consistência é de um creme muito leve, que derrete na boca, mas que tem sua firmeza. Acredito que seja excelente como cobertura de bolo, mas aí é um teste para um próximo capítulo. 

Ingredientes

175g de chocolate meio amargo picado
135ml de água

Aqueça a água em uma panela e acrescente o chocolate. Não precisa deixar ferver. Mexa para derreter o chocolate por completo e retire do fogo. Em uma vasilha grande, coloque bastante gelo. Coloque o chocolate em uma vasilha menor que encaixe nesta em que você colocou o gelo. Com a vasilha do chocolate dentro da outra com gelo, comece a bater o chocolate, que estará bem líquido, com um fouet, ou use um batedor elétrico. Eu fiz a mão mesmo, mas requer um braço forte. Bata até virar um creme. Aos poucos ele vai perdendo o brilho e virando um creme aveludado, lindo! Mas não bata demais, ou ele pode começar a encaroçar. 

Coloque em copinhos pequenos ou xícaras de café e leve para gelar. Ou coma tudo no mesmo minuto. Esta quantidade dá para fazer umas 6 xícaras de café. 

Antes de fazer, veja o vídeo do Heston no youtube clicando aqui ou do Vitor do blog Prato Fundo aqui.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Já tinha visto essa mousse, mas fiquei sem coragem de fazer.Quem sabe eu agora tente

    ResponderExcluir
  2. Oi Miss Dessert, brigadinho pelo link! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas