Bolo de melado de cana com calda de chocolate e Stout

Estou completamente apaixonada por esta receita! Além de levar chocolate, um ingrediente completamente viciante, ainda tem cerveja envolvida no crime. Quer melhor do que isto?



A cerveja stout é usada tanto na massa do bolo, quanto na cobertura. O sabor é fantástico. O bolo fica bem fofinho e com um leve toque de especiarias que faz a combinação perfeita com a cerveja.

Já a cobertura, essa meus amigos, é de comer rezando. E mesmo depois de levada à geladeira, ela não perde a consistência. Recomendo para esta e outras receitas.

Ingredientes:

Para o bolo
1 xícara (chá) de cerveja Stout
1 xícara (chá) de melado de cana
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
especiarias a gosto (usei 1/2 colher (chá) de cravo em pó e 1 e 1/2 colher (chá) de pumpkin pie spice)

Para calda
120g de chocolate meio amargo picado
3/4 de xícara (chá) de cerveja stout
100g de manteiga sem sal
80g de cream cheese
1/2 xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Em uma panela, leve ao fogo médio a cerveja, o melado de cana e o açúcar mascavo, até ferver. Retire do fogo, adicione o bicarbonato. Tome cuidado para não transbordar pois o bicarbonato vai levantar espuma. Deixe esfriar.

Na batedeira, misture os ovos e o açúcar demerara até ficar um creme leve e claro. Junte o óleo e misture. À parte, peneire os ingredientes secos (farinha, fermento e especiarias). Adicione em duas etapas, metade dos ingredientes secos e metade da mistura de cerveja ao creme de ovos com a batedeira na velocidade mínima. Coloque em uma forma untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido 180°C, por cerca de 50 minutos a 1 hora, ou até que espetando um palito no centro, ele saia limpo.

Para fazer a calda, leve ao fogo baixo, o chocolate, a manteiga e a cerveja até derreter por completo. Reserve.

Na batedeira, misture o cream cheeese, a baunilha e o cacau em pó. Junte a mistura de chocolate e aos poucos vá juntando o açúcar de confeiteiro até atingir a consistência cremosa e firme, como um mousse. Utilize esta calda por cima do bolo na hora de servir. Ela deve ser guardada na geladeira.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Comentários

  1. Delícia...o toque da cerveja deve ter dado um sabor único no bolo. Vou tentar fazer...

    ResponderExcluir
  2. Eu não aprecio cerveja, mas esse bolo está mesmo irresistível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas