Torta de chocolate

Hoje vamos fazer jus ao nome do blog e vamos postar uma receita de sobremesa: torta de chocolate.

Chocolate por si só já é um ingrediente que seduz até os ogros de coração mais duro. Eu não consigo resistir. Confesso que não sou fã número um de chocolate em barra, mas amo sobremesas feitas com chocolate. 




Para mudar um pouquinho a tradicional base de torta feita apenas com bolacha e manteiga, desta vez eu coloquei nozes, chocolate derretido e outras coisinhas para dar um up.

Esta torta geladinha, servida com uma porção generosa de chantilly, é simplesmente apaixonante.


Ingredientes:

Base
100g de nozes
100g de bolacha de chocolate (usei a cereale de cacau da Bauducco)
1 colher (sopa) de cacau em pó
3 colheres (chá) de açúcar (usei demerara)
1 colher (sopa) de vinho do porto (ou rum)
30g de manteiga derretida
40g de chocolate meio amargo derretido

Recheio
200g de chocolate meio amargo
30g de manteiga sem sal
125ml de creme de leite fresco
2 gemas de ovo batidas com 1 colher de água (conforme ensinei no post para não deixar cheiro de ovo)
250ml de creme de leite fresco batido até o ponto de chantilly

Para a base, unte uma forma com manteiga ou azeite e reserve. No processador, bata todos os ingredientes com toques rápidos durante 30 segundos ou até que fique uniforme e esfarelado. Coloque a farofa na forma e arrume com as pontas dos dedos até cobrir o fundo e as laterais da forma. Leve a geladeira por alguns minutos até ficar firme.

Para o recheio, misture em uma panela, o chocolate, a manteiga e o creme de leite, e leve ao fogo baixo até que derreta e fique homogêneo. Retire do fogo, junte as gemas e transfira para uma travessa e deixe esfriar. Cuidado ao adicionar as gemas. Veja se o chocolate não está muito quente para não cozinhar as gemas quando for misturar. Adicione aos poucos e bata rapidamente.

Com uma colher de metal, junte o creme de leite batido e misture até que fique homogêneo. Coloque sobre a base e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Comentários

Postagens mais visitadas