março 26, 2017

Risoto integral de alho poró e champignon

Quem foi que disse que risoto não pode ser saudável? Não que eu me importe em ingerir milhares de calorias ao dia, mas eu realmente curto versões integrais e saudáveis.

Este prato nasceu por acaso. Era para ser um risoto normal, com arroz carnarolli, mas quando fui pegar o dito cujo na despensa, estava vencido. Voltar ao supermercado estava fora de cogitação, então não pensei duas vezes e usei arroz 7 grãos que tinha em casa.




Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz 7 cereais
2 xícaras (chá) de caldo (usei caldo de trufas brancas, mas pode ser caldo de legumes)
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de vinho branco (estava tomando um Rosé e foi ele mesmo pra panela)
1/2 alho poró picado
1/2 vidro de champignon picado
1/3 xícara (chá) de parmesão ralado
sal a gosto

Leve uma panela de fundo largo ao fogo e aqueça o azeite. Junte a cebola até murchar. Acrescente o arroz e refogue. Despeje o vinho e continue mexendo até evaporar. 
Adicione o caldo já aquecido, o alho poró e deixe cozinhar até o arroz ficar macio. Se for preciso acrescente mais caldo. Quase no final, junte o champignon.

Para ficar parecido com o risoto tradicional, não deixe secar a água completamente. Quando o arroz já estiver no ponto, acrescente a manteiga, o parmesão, acerte o sal e mexa bem até ficar cremoso. Tampe a panela, deixe descansar uns cinco minutos e sirva regando com azeite e parmesão ralado.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Um comentário:

  1. Ando para fazer um risotto mas ainda não fiz.
    Abris-te o apetite!!!

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-aniversario-cenoura-chantilly-e.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...