Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Sorvete de chocolate e meu autor preferido

Sempre fui fã do David Lebovitz, um dos melhores autores que conheço da área de gastronomia. Seus livros já faziam parte do meu acervo há alguns anos, mas confesso que depois da minha última viagem para Paris este ano, fiquei ainda mais apaixonada por ele e pelo trabalho incrível que faz. 

Atualmente David mora em Paris e através dos seus livros nos faz mergulhar na cultura e gastronomia francesa nos fazendo ter mais e mais vontade de estar em Paris.

O primeiro livro dele que comprei foi o The Perfect Scoop, especializado em sorvetes. Um livro delicioso do começo ao fim. Já tinha feito algumas receitas deste livro mas a última, um sorvete de chocolate bem chocolatudo, me pegou de jeito. Simplesmente o melhor sorvete de chocolate que já provei! Chocolatudo na medida certa e sem ser muito doce.





Sorvete de chocolate


500 ml de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de cacau em pó (100%)

140 g de gotas de chocolate (usei 75%)

250 ml de leite integral

150 g de açúcar 

1 pitada de sal

5 gemas 

1/2 colher (chá) de extrato de baunilha


Aqueça 250 ml do creme de leite com o cacau em pó até misturar bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe mais 30 segundos mexendo constantemente. Retire do fogo e adicione as gotas de chocolate mexendo até incorporar bem. Junte o restante do creme de leite e reserve.

Aqueça o leite com o açúcar e o sal. Em uma vasilha bata as gemas. Lentamente junte o leite aquecido às gemas. Coloque bem pouco leite e mexendo as gemas com um batedor de arame. Aos poucos vá adicionando mais leite, mexendo sem parar. Quando a mistura de gemas já estiver morna, junte ao restante do leite na panela e volte ao fogo médio mexendo constantemente com a ajuda de uma espátula. Quando a mistura engrossar e cobrir as costas da espátula, está pronto. Passe esta mistura em uma peneira juntando à mistura de chocolate. Por último junte a baunilha. 

Encha uma vasilha grande com água gelada e gelo e coloque a vasilha do sorvete em cima e vá mexendo até esfriar completamente.

Coloque na geladeira de um dia para o outro e depois coloque na sorveteira até chegar na consistência de sorvete. Na minha sorveteira, que é da Cuisinart leva cerca de 20 minutos. Bora pra cozinha!

Comentários

Postagens mais visitadas