Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

SOPA DE ESPINAFRE COM BATATAS

Atualmente moro no Rio de Janeiro e por aqui o calor predomina praticamente o ano todo. Com isso, o hábito de tomar sopas acaba ficando um pouco esquecido e confesso que por aqui já não faço mais tanta sopa como fazia quando morava em São Paulo.

Não tenho costume de jantar, prefiro um lanchinho, mas se tiver uma sopa (dando sopa) na geladeira, eu não penso duas vezes! Uma opção que pode ser super nutritiva e levinha para terminar o dia.

Para resgatar o hábito das sopinhas no final do dia, esta semana eu fiz uma sopa de espinafre com batatas, que é extremamente fácil de fazer e fica super saborosa. Como tenho zero paciência para comprar espinafre e ficar tirando folha por folha, lavar, eu usei o congelado. Praticidade, meu bem!




Ingredientes

400 g de batatas
200g (meio pacote) de espinafre congelado
1 cebola inteira picada
50 g de manteiga
1 fio de azeite
sal a gosto
noz moscada
pimenta do reino 
Salsa, cebola e alho desidratados
750 ml de caldo de legumes ou água (se usar água capriche nos temperos)
2 colheres (sopa) de creme de ricota (pode ser também requeijão ou creme de leite)
Tofu em cubinhos ou algum queijo (tipo de cabra) para servir 

Aqueça uma panela e coloque a manteiga com um fio de azeite para derreter. Junte a cebola e refogue até ela começar a murchar. Junte a batata picada em cubinhos pequenos e refogue mais um pouco. Tempere com sal, coloque a água/caldo e cozinhe por cerca de 15 minutos. Junte o espinafre congelado e cozinhe por mais alguns minutos. Coloque os temperos (noz moscada, pimenta do reino e o que mais preferir), acerte o sal e desligue o fogo. 

Bata no liquidificador ou mixer e volte para o fogo. Acrescente o creme de ricota e mexa até dissolver bem. Sirva com cubinhos de tofu/queijo, azeite e mais pimenta do reino moída na hora.

Bora pra cozinha!

Comentários

Postagens mais visitadas