Brownie integral de chocolate e cenoura

É, definitivamente tenho que mudar o nome do blog para: Fica, vai ter brownie!

Isso é um vício que tem se tornado frequente na minha vida. Acho que o agravante é ter a facilidade de poder congelar e ter sempre um brownie gritando seu nome dentro da geladeira. Por este motivo, resolvi buscar alguma receita um pouco mais saudável. Já que é pra comer brownie enlouquecidamente, ao menos vamos tentar pegar leve de vez em quando. 


Encontrei uma receita de brownie integral de chocolate com cenoura na massa. Será que isso dá certo? Será que é tão gostoso quanto o brownie normal? Sim! Esta receita me surpreendeu positivamente. Quem comeu não identificou que se tratava de um bolo com farinha integral e muito menos, com purê de cenoura na massa. Então meus amigos, a hora é agora! Vamos comer um brownie saudável e que é simplesmente maravilhoso. Este já entrou pra minha lista dos "preferidos".



Ingredientes:

4 colheres (sopa) de óleo
2/3 xícara (chá) de cacau em pó (sem açúcar)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/4 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
2/3 xícara (chá) de purê de cenoura
1 ovo
1 e 1/2 colher (chá) de baunilha
1 ou 2 punhados de gotas de chocolate (porque ninguém é de ferro e queremos chocolate)

Para o purê, cozinhe as cenouras no vapor até ficarem macias e passe pelo liquidificar ou processador. Caso não tenha uma panela para cozinhar no vapor pode ser na água mesmo.

Em uma tigela misture o óleo, o açúcar, o purê de cenoura, o ovo e a baunilha. Em outro recipiente misture  os ingredientes secos: cacau, farinha integral, fermento e o sal. Acrescente os ingredientes secos à massa até ficar homogêneo e em seguida adicione as gotas de chocolate. Tudo isso é feito à mão mesmo, não precisa de batedeira. Caso você não tenha gotas de chocolate, pode substituir por chocolate em barra picado.

Coloque a massa em uma forma untada de 20x20cm, e asse em forno preaquecido 180° por aproximadamente 25 minutos. Não deixe assar demais, é um bolo bem úmido e com consistência quase de um fudge. Não perca tempo, este brownie é bom demais!!

Bora pra cozinha!

Receita: Never Home Maker

Comentários

  1. Mirella,
    Este Brownie integral de chocolate e cenoura, não só tem uma linda aparência como também parece delicioso.
    Boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi brownie com cenoura, deve ser bom.
    Bjs queridona.

    ResponderExcluir
  3. Mirella, eu sou formiga, mas meu lado natureba me fez mega curiosa com esse brownie...vou testar, com certeza! As fotos estão muito convidativas.

    Beijos querida e bom domingo.

    Ah, que 2012 seja nada mais nada menos que TUDO pra vc e os seus!

    ResponderExcluir
  4. Mi, tudo bem? como vcs estão? Mi, preciso da sua ajuda. Fiz esse brownie ontem e não deu certo...não sei o que errei. Quando fui cortar em pedaços a massa gruda na faca e despedaça tudo, parece que não "deu liga" ou será que eu deixei demais no forno?
    O que eu fiz diferente foi cozinhar a cenoura na água e usei açuçar demerara, o que eu não acho que foi o problema. Enfim, vc tem alguma sugestão do que possa ter acontecido para eu acertar da proxima vez? pq o sabor ficou fantástico! bjs e obrigada,

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe! O açúcar demerara não foi o culpado, pois sempre uso ele aqui em casa. Quanto a cenoura ser cozida na água, acho que também não faria diferença. O pulo do gato nesta receita acho que é mesmo o tempo de forno. Acredito que se assar além da conta ele resseca e fica quebradiço. Aqui em casa assou exatamente no mesmo tempo da receita original, 25 minutos: http://www.neverhomemaker.com/2011/11/healthy-brownie-bites.html

      Se você reparar na minha segunda foto vai até ver uns pedacinhos caídos, é uma massa que tende sim a esfarelar, mas deixando bem úmido ele mantém a liga e fica direitinho na hora de cortar. Espero que dê certo na próxima! E acho que vou até repetir aqui em casa este fim de semana, deu vontade :)
      bjos

      Excluir
  5. Mirella, a-do-rei!!!
    Receita anotada e catalogada como urgente!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  6. i girls!
    Eu testei a receita e ficou DELICIOSAAAA...
    Fiz umas adaptações, rs!
    - Troquei farinha de trigo integral por farinha de aveia integral
    - Troquei o açúcar por adoçante culinário.
    - Coloquei uma colher de achocolatado dietético e raspas de chocolate meio amargo.

    Ficou maras de verdade!
    Bem molhadinho!
    25 min no forno deixam ele perfeito!
    ^.^

    Postei fotinha no meu instagram: http://instagram.com/p/tO1o-4pzTa/
    Valeu demais Mirella! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas