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Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Smoothie de banana, cerejas e maçã

Bem, ter um blog e viver fazendo sobremesas numa casa onde sou a única que come doces, pode virar um problema de peso, literalmente.

Não que eu me importe, muito, com isso, mas no dia-a-dia é bom cuidar um pouquinho da saúde, baixar a ingestão desenfreada de açúcar e dar um voto de confiança para as frutas. 

Minha mais nova paixão são as frutas congeladas, principalmente a banana. Quem nunca passou pelo dilema: minhas bananas vão estragar, o que farei com elas? Muitas pessoas fazem tortas, bolos, mas existem os dias de pura preguiça e o destino das bananas no dia seguinte acaba sendo o lixo. Coisa feia! Agora minhas bananas tem destino certo, são descascadas, cortadas em 3 partes e devidamente congeladas em sacos plásticos. O que elas viram depois? Que tal um smoothie?


Ok, estamos no Brasil, então o que é um smoothie? É uma vitamina metida a besta querendo ser um milk-shake. O smoothie é sempre servido muito, estupidamente gelado! Por este motivo, na maioria das receitas usa-se a fruta congelada, assim ele fica bem cremoso, quase um milk-shake.

Aqui em casa eu tenho adotado a banana congelada em todas as minhas receitas de smoothie. Ela dá uma cremosidade absurda de boa! Mas ela não deve ficar congelada por muito tempo pois vai escurecendo. Congele apenas o que for usar na semana. 

Ingredientes para 1 copo grande de smoothie:

1 banana congelada (tem que ser congelada para dar a cremosidade)
1 caixinha (200ml) de suco de maçã (eu uso esta que é sem açúcar e sem conservantes)
10 cerejas sem caroço ou qualquer outra frutinha vermelha 
1 colher (sopa) de suco de limão

Bata tudo no liquidificador e seu lanche da tarde estará pronto. Sem açúcar, saudável e deliciosamente apetitoso. Eu viciei e já fiz várias outras versões, inclusive com consistência de sorvete! Mas isso é papo para um outro post :)

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Mirella,
    Adorei sua sugestão! Preciso entrar na onda dos smoothies para diminuir o consumo do sorvete que é muito calórico!!
    bjs

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