abril 25, 2012

Yakissoba de carne

Hoje a receita vai passear pelo lado oriental do mundo. O yakissoba é um prato de origem chinesa. Ele é bem versátil, pois você pode variar os ingredientes conforme o que tiver na sua geladeira. Eu nunca faço com os mesmos legumes, estou sempre fazendo novas combinações e sempre fica divino.

O yakissoba (ou yakisoba) tradicional leva óleo de gergelim, mas confesso que apesar de ter aqui em casa, quase nunca uso. Então esta não é a receita tradicional, mas sim a minha versão. Caso queira fazer o tradicional é só substituir o óleo de amendoim que usei, pelo de gergelim.



Ingredientes para duas pessoas:

1/2 cebola picada
óleo para refogar
2 folhas de repolho branco picadas grosseiramente
1/2 bandeja de shimeji
1/2 cenoura em tiras
6 vagens picadas
cebolinha picada
350g de filé mignon em iscas
shoyu a gosto 
1 colher (sopa) de caldo de carne líquido dissolvido em meio copo de água
3 colheres (sopa) de molho teriyaki (opcional)
macarrão para yakissoba
amendoim (opcional)

Aqueça uma panela wok com um pouco de óleo (uso óleo de amendoim) e doure a cebola. Junte a carne cortadinha em iscas e cozinhe até não ter mais pontos crus visíveis na carne.

Comece a adicionar os legumes colocando primeiro os mais firmes (cenoura, ervilha...) e vá temperando com o shoyu. Conforme for adicionando o restante dos ingredientes (shimeji, repolho, cebolinha), comece a colocar o caldo de carne dissolvido para não deixar a panela secar. Tem que sempre ter um molho no fundo da panela para cozinhar os legumes. Eu tenho aqui em casa um vidrinho de molho teriyaki pronto e usei umas 3 colheres de sopa deste molho para ajudar no tempero, mas é opcional. Você pode usar só o shoyu mesmo. A quantidade de shoyu é a gosto, você vai adicionando e provando para ver se já não está muito salgado. 

Em outra panela, cozinhe o macarrão próprio para yakissoba em água fervente e escorra. Quando os legumes da panela wok estiverem "al dente", desligue o fogo e adicione o macarrão escorrido e mexa bem para incorporar tudo. Acerte o sal se necessário. Eu ainda gosto de jogar um pouco de amendoim torrado, sem casca, por cima do prato antes de servir.

Bora pra cozinha!

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por Yakissoba. Vou anotar e fazer a receita. Lindona ela. Obrigada. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yakissoba é sempre bom né Andréa? Obrigada você pela visita :) beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...