Yakissoba de carne

Hoje a receita vai passear pelo lado oriental do mundo. O yakissoba é um prato de origem chinesa. Ele é bem versátil, pois você pode variar os ingredientes conforme o que tiver na sua geladeira. Eu nunca faço com os mesmos legumes, estou sempre fazendo novas combinações e sempre fica divino.

O yakissoba (ou yakisoba) tradicional leva óleo de gergelim, mas confesso que apesar de ter aqui em casa, quase nunca uso. Então esta não é a receita tradicional, mas sim a minha versão. Caso queira fazer o tradicional é só substituir o óleo de amendoim que usei, pelo de gergelim.



Ingredientes para duas pessoas:

1/2 cebola picada
óleo para refogar
2 folhas de repolho branco picadas grosseiramente
1/2 bandeja de shimeji
1/2 cenoura em tiras
6 vagens picadas
cebolinha picada
350g de filé mignon em iscas
shoyu a gosto 
1 colher (sopa) de caldo de carne líquido dissolvido em meio copo de água
3 colheres (sopa) de molho teriyaki (opcional)
macarrão para yakissoba
amendoim (opcional)

Aqueça uma panela wok com um pouco de óleo (uso óleo de amendoim) e doure a cebola. Junte a carne cortadinha em iscas e cozinhe até não ter mais pontos crus visíveis na carne.

Comece a adicionar os legumes colocando primeiro os mais firmes (cenoura, ervilha...) e vá temperando com o shoyu. Conforme for adicionando o restante dos ingredientes (shimeji, repolho, cebolinha), comece a colocar o caldo de carne dissolvido para não deixar a panela secar. Tem que sempre ter um molho no fundo da panela para cozinhar os legumes. Eu tenho aqui em casa um vidrinho de molho teriyaki pronto e usei umas 3 colheres de sopa deste molho para ajudar no tempero, mas é opcional. Você pode usar só o shoyu mesmo. A quantidade de shoyu é a gosto, você vai adicionando e provando para ver se já não está muito salgado. 

Em outra panela, cozinhe o macarrão próprio para yakissoba em água fervente e escorra. Quando os legumes da panela wok estiverem "al dente", desligue o fogo e adicione o macarrão escorrido e mexa bem para incorporar tudo. Acerte o sal se necessário. Eu ainda gosto de jogar um pouco de amendoim torrado, sem casca, por cima do prato antes de servir.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Sou apaixonada por Yakissoba. Vou anotar e fazer a receita. Lindona ela. Obrigada. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yakissoba é sempre bom né Andréa? Obrigada você pela visita :) beijos

      Excluir
  2. amendoim vai no frango xadrez e não yakisoba

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas