Bolo de chocolate com café

Este é um bolo de chocolate que tende mais para um bolo de café. Na verdade é quase a mesma receita que usei para fazer os cupcakes de chocolate. A diferença é que aqui substituí o chocolate em pó por cacau em pó e isto fez com que o bolo ficasse menos doce e com o sabor do café mais acentuado. Podemos dizer que esta versão é um bolo mais para adultos do que para crianças. 




Por não ser um bolo tão doce, ele fica perfeito acompanhado de uma bela porção de sorvete de creme. Simplesmente perfeito. Outra alteração, é que nesta versão usei o sour milk ao invés de iogurte. Isto muda um pouco a consistência do bolo, fica menos úmido do que com o iogurte. Para obter o sour milk é só misturar 1/2 xícara de leite com 1/2 colher de suco de limão ou vinagre branco, e deixar repousar por no mínimo 15 minutos antes de usar. 


Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/3 xícara (chá) de cacau
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/2 xícara (chá) de sour milk
1/2 xícara (chá) de café forte
1/4 xícara (chá) de óleo
1 ovo
1/2 colher (chá) de essência de baunilha 

Passe todos os ingredientes secos por uma peneira, misture e reserve. Em uma batedeira, em velocidade baixa, vá adicionando os líquidos um a um na sequencia em que aparecem na receita: sour milk, café, óleo, ovo e baunilha. Depois de misturados, ainda em velocidade baixa, comece a adicionar os ingredientes secos com a ajuda de uma colher. Depois que tiver incorporado tudo, passe para a velocidade média e bata por mais 4 minutos.

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido, 180º, por cerca de 25 minutos. Lembre-se que cada forno tem praticamente vida própria, então pode ser um pouco mais ou menos do que isto, fique de olho e espete um palitinho de madeira para ver se ele sai limpo e o bolo já está no ponto.

Bora pra cozinha!



Receita: Food52

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas