Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Muffin de nutella e castanha do pará

Hoje compartilho com vocês mais uma receita de um blog que eu adoro, o Avental & Aventuras. Quem faz as delícias por lá é a querida Tania Minatel. Quem acompanha a página do Fica, vai ter sobremesa! no facebook já teve a oportunidade de ver eu e a Tania numa tarde de comilanças por aí. 

Como sei que ela só faz gostosuras, não pensei duas vezes antes de convidá-la para preparar algo para nós e eis o resultado:





"Quando a Mirella me convidou para fazer uma postagem aqui, fiquei muito honrada e aceitei correndo o convite. Primeiro, porque adoro este blog! Estou sempre aqui fazendo visitas e já testei algumas receitas que são ótimas. Segundo, porque a Mirella é uma queridona! Já tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. 


Escolhi esta receita de “Muffins de Nutella e Castanha do Pará” não só porque é super fácil de fazer, mas principalmente, porque o resultado é surpreendente. A combinação de sabores e a textura da massa tão macia fizeram deste muffin um dos meus preferidos. Espero que gostem."  - Tania Minatel

Ingredientes:

150g de nutella (1 pote)
1 ovo 
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó 
1 colher (sopa) de açúcar refinado 
50ml de creme de leite fresco 
Castanha do Pará picada. 


Preparo: 

Aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela misture a nutella, o ovo e o creme de leite e mexa bem com a ajuda de um fouet até ficar homogêneo. Junte a farinha, o cacau e o açúcar. Misture novamente. 

Encha forminhas de mini muffin até ¾ da sua capacidade. Salpique as castanhas por cima. 

Leve ao forno por 15 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. 

Rendimento: 12 mini muffins


Tania Minatel

Avental & Aventuras

Bora pra cozinha!


Comentários

  1. hummy! delicia! como nao iria ficar bom algo com nutella?? adorei as castanhas! dão uma crocancia especial!!!

    linda a amizade virtual entre vcs...o carinho deste ambiente de blogues é um presente que recebemos ao criar um!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Os meus parabéns, esses muffins têm um aspecto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Uma observação: Você não mencionou fermento.
    E outra coisa... creme de leite fresco nem sempre é fácil de encontrar. Você tem a dica de algo que possa substituir e ficar bom também? Creme de leite? Iogurte natural? Leite?
    É que não sou tão experiente na cozinha.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita não vai fermento mesmo. Os muffins não crescem muito, mas a textura fica melhor sem. Já experimentei colocar fermento e não gostei muito do resultado.
      O ideal é o uso do creme de leite fresco. Por ter um alto teor de gordura ele deixa a massa mais macia. Se não encontrar, pode usar o iogurte natural integral. Acredito que o resultado não será o mesmo, mas pode ficar bom também. É preciso experimentar....
      Bjos
      Tania Minatel

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas