Bolo de chocolate cremoso com calda de framboesa

Bolo de chocolate poderia ser o tema principal de um blog. Algo que parece simples, mas que existem centenas de receitas diferentes. Um ingredientes e suas várias facetas. Eu mesma não canso de tentar novas receitas de bolo de chocolate, e a cada nova tentativa, me surpreendo com o resultado.




Este não é um bolo simples, muito pelo contrário, tem uma textura bem especial. O próprio nome já diz: bolo cremoso de chocolate. É quase uma consistência trufada, quase uma torta, mas é um bolo, e que bolo!
Para acompanhar, fiz uma caldinha simples de framboesas, com pouco açúcar, bem azedinha, e ficou show de bola.




Ingredientes (para um bolo pequeno)

Bolo
250g de chocolate amargo
75g de manteiga sem sal
3 ovos
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo

Calda
150g de framboesas (usei congelada)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de água

Preaqueça o forno em 200° C.

Corte o chocolate em pequenos pedaços e leve ao fogo em banho-maria com a manteiga também em pedaços. Vá mexendo até que tudo esteja derretido e homogêneo. Retire a tigela da água quente e deixe esfriar um pouco.

Separe as gemas das claras e acrescente as gemas ao chocolate já frio, mexendo bem. Bata as claras em neve e junte o açúcar. Bata por mais 20 segundos ou até que fique brilhoso, quase um suspiro. Adicione a farinha à mistura de chocolate e mexa. Acrescente 1/3 das claras e mexa delicadamente até incorporar. Vá adicionando o restante das claras, sempre com cuidado e delicadeza.

Unte uma forma redonda de 18cm de diâmetro com manteiga e coloque papel manteiga no fundo (nas laterais não precisa). Pincele manteiga também por cima do papel manteiga. Coloque a massa na forma, bata o fundo da forma na pia para nivelar a massa e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Deixe o bolo esfriar na forma, sobre uma grade. Em seguida leve para gelar por 2 horas. Desenforme o bolo, tire o papel manteiga do fundo e coloque em uma travessa.

Para a calda, leve ao fogo por alguns minutos, as framboesas, o açúcar e a água até que forme uma calda. Passe a calda por uma peneira para retirar as sementes. Sirva por cima do bolo.

Dica: tire o bolo da geladeira meia hora antes de servir e deixe em temperatura ambiente.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Depois de dar uma boa olhada na foto e ler seus comentários...esse vai para o topo da lista!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella, esse bolo ficou com cara de quero mais.Fiquei imaginando uma bola de sorvete ao lado com essa calda maravilhosa.Moro em São Paulo mas ainda não conheço essa delicia de padaria na vila madalena.Tenho demorado para visitá-la me desculpe, dias muito corridos.Beijos querida, tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a combinação do chocolate com a framboesa, ficou com um aspecto maravilhoso!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Esse bolo parece-me absolutamente maravilhoso, e tem tudo aquilo que me agrada num bolo: é de chocolate, tem pouca gordura e tem pouco açúcar :D Deve ficar delicioso :D

    Beijinhos e boa semana :D

    ResponderExcluir
  5. Pára tudo com esse bolo! Além de chocolate tem framboesa, a fruta vermelha que eu mais gosto!
    Ah, comprei "a forma" \o/ .... mas ainda não usei.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  6. Também eu adoro bolo de chocolate e este parece ser bem bom. É quase uma mousse, só com um pouquinho de farinha. Adorei a ideia e acho que vou experimentar.
    Boa semana,
    Manuela

    ResponderExcluir
  7. Parece-me absolutamente delicioso, adoro a combinação de chocolate e framboesa.

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas