Frango assado com zátar

Quem acompanha o blog já deve ter me visto falar sobre a minha paixão pela culinária árabe. O tempero utilizado na cozinha árabe é bem característico, sempre com muitas especiarias.

Se você também é fã deste tipo de comida, certamente já deve ter ouvido falar no tempero zátar. É uma mistura de especiarias que resulta em um sabor fantástico. O preparo deste frango é extremamente simples, mas o resultado é divino.


Em um outro post eu já havia falado um pouco sobre o zátar e como fazer em casa a sua própria mistura:

"O tempero principal desta salada é o zátar, uma mistura de ervas e especiarias, que é muito utilizado na culinária árabe. É fácil encontrar o zátar para comprar nos supermercados, mas eu sinceramente prefiro preparar o meu em casa. A mistura depois de pronta, se guardada por muito tempo, acaba perdendo um pouco os aromas, então faço sempre só o que vou usar na hora. Uso um pilão, que eu acho indispensável na cozinha, para misturar e macerar tudo. O meu pilão é de pedra sabão e acho uma das melhores opções, pois é super resistente e por um preço bem mais amigável do que os de mármore, aço inox...

Para preparar o seu zátar em casa, junte partes iguais de: tomilho seco, orégano, cominho, manjerona, sal grosso e gergelim branco. Macere tudo no pilão, prove um pouquinho para ver como está o sal e use para temperar saladas, queijos e carnes. A mistura original de zátar também leva sumac (sumagre), um pó vermelho e ácido, mas como não é tão fácil de encontrar, faça sem ele que ainda assim terá um resultado fantástico."

Ingredientes:

800g de coxas e sobrecoxas de frango
azeite
orégano
tomilho
manjerona
gergelim branco
cominho
sal grosso

Limpe bem os pedaços de frango, coloque em uma assadeira e regue com azeite. Com a ajuda das mãos espalhe bem o azeite nos pedaços de frango, pois é o azeite que vai fazer com que o tempero grude na carne. 

Em um pilão, prepare a sua mistura de zátar com os temperos e o sal. Use sempre partes iguais de todos os ingredientes, mas caso tenha algum deles que você goste mais, não pense duas vezes, coloque uma pitadinha a mais. Para esta quantidade de frango, uma colherzinha de chá de cada ingrediente é o suficiente. Se achar que é pouco tempero, prepare mais um pouco. 

Jogue o zátar por cima do frango e mexa para o tempero grudar por igual em todos os pedaços. 

Leve para assar em forno preaquecido, 200° C por cerca de 50 minutos ou até que estejam bem douradinhos e com a pele bem crocante. Antes de servir eu gosto de jogar por cima um pouco de salsinha fresca picadinha, mas é opcional. 

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.


Comentários

  1. Milloca , adoroooooo zatar mas nunca tinha pensado nele com frango!!Deve ficar bão demais!!! ;) Beijoos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas