julho 07, 2017

Cuscuz de tapioca

Como boa brasileira que sou, amo tudo que é feito com tapioca. É uma paixão antiga, que surgiu antes mesmo desta modinha fitness de comer tapioca no café da manhã. 

A tapioca granulada, que não é aquela usada pra fazer a tapioca de frigideira, é um ingrediente fantástico para criar sobremesas. Aqui no blog já postei o curau de milho com tapioca que é de comer rezando! Já a receita de hoje, o cuscuz de tapioca, é super simples de fazer e leva poucos ingredientes.

Aqui no Rio de Janeiro é muito comum ver o cuscuz para vender em barraquinhas de ambulantes e até mesmo na praia. Por aqui ele é regado com muito, mas muito leite condensado na hora de servir. Eu gosto tanto do cuscuz que confesso que nem ligo pro leite condensado. Devoro até sem nada.



Ingredientes

250g de tapioca granulada
2 colheres (sopa) de coco ralado
250ml de leite de coco
250ml de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Em uma tigela misture o leite de coco, o leite, o sal e o açúcar. Junte a tapioca aos poucos e vá mexendo bem para não empelotar. 

Deixe hidratando em temperatura ambiente, mexendo a cada 3 ou 4 minutos por 25 minutos. Se você não fizer isso ele vai empelotando. Algumas pessoas até deixam o cuscuz hidratar sem mexer, mas eu não me arrisco.

Coloque em uma forma e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Eu usei uma forma de bolo inglês forrada com filme plástico que facilita na hora de desenformar.

Sirva regado com leite condensado ou com uma calda de sua preferência. Eu gosto de colocar um pouco de melado de cana e coco ralado por cima.

Receita adaptada do livro: Cozinha de Estar - Rita Lobo

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

2 comentários:

  1. Já comi e é uma delícia! Vou testar sua receita, porque nunca fiz em casa! Parabéns pela foto, dá água na boca! www.azquadros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mirella, nunca tinha visto cuscuz de tapioca. Fiquei com água na boca, valeu pela dica. Ah, quando tiver um tempinho, gostaria de saber a sua opinião sobre o meu portal de Gastronomia (www.saboravida.com.br). Será um grande prazer. Abração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...