Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Curau de milho com tapioca - Festa Junina

Junho, época de festas juninas por todo o país. Quem nunca se divertiu dançando quadrilha e se acabou nos docinhos típicos? Amo muito! E para entrar neste clima, resolvi fazer algumas receitas para quem quiser se aventurar na cozinha e arrasar no dia de São João.

O dia de São João é comemorado em 24 de junho, mas as festas juninas não são só para São João não, também comemoram os dias de São Paulo, São Pedro e Santo Antônio. É festa e comilança para o mês todo!




Para este primeiro post escolhi uma receita super fácil e bem gostosa, o curau de tapioca. É um jeito diferente de apresentar algo tão comum nesta época. Tem o gostinho saboroso do milho, com a textura diferente proporcionada pela tapioca. Garantia de sucesso!

Ingredientes:

2 latas de milho escorridas
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
1 e 1/3 xícara (chá) de tapioca granulada
canela em pó para polvilhar

Em um liquidificador, bata o milho escorrido com o leite até ficar homogêneo. Passe por uma peneira e despreze o bagaço. Leve a mistura ao fogo junto com o leite condensado e o leite de coco, mexendo de vez em quando até que levante fervura. 

Desligue o fogo e vá adicionando a tapioca aos poucos e mexendo sempre. Quando terminar a adição, tampe a panela e continue dando uma mexidinha a cada minuto. A tapioca vai hidratando aos poucos e crescendo, por isso é importante mexer para não formar grumos. Quando já estiver firme e morno, passe para copinhos individuais ou uma travessa grande, polvilhe com canela em pó e leve para gelar.

Durante toda a semana termos outras receitas típicas de São João aqui e no Culinaristico. Para começar a semana a Priscila Darré preparou uma Chai-Jica, mistura de Chai com Canjica. Quer ver no que deu? Corre lá:


Chai-jica - Culinarístico

Veja outras receitas:

Broinhas de fubá
Bebida de milho quente
Bolo de macaxeira
Bolo de fubá com goiabada
Bolo de doce de leite com castanha do Pará

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Fica com ar de arroz doce português :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi o arroz doce português. Vou procurar a receita :)

      Excluir
  2. Adoro comida de festa junina!!!! Não vou perder as postagens da semana e Viva São João! :D
    Bjs
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Para quem gosta de curau e tapioca, como eu, não tem como não apreciar essa sobremesa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Mi, consigo fazer com a goma da tapioca??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, acho que com a goma não dá certo não. Tem que ser com a tapioca granulada mesmo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas