Torta de banana

Lembram que há algum tempo postei uma receita de Gelatina de Guaraná? Ela faz parte do meu caderninho de receitas de quando era criança. 

Minha paixão pela cozinha não é de hoje, acho que já nasci com isso no coração. Brincar de panelinhas era o auge do dia! Tinha uma batedeira que funcionava de verdade e vivia fazendo comidinhas com terra e plantinhas. Quem comia? Meus irmãos, coitadinhos...

Depois que fui pra escola e aprendi a escrever, resolvi organizar as receitas da minha mãe que viviam em uma bagunça sem tamanho. Com isso, acabei começando meu próprio caderninho de receitas que guardo até hoje.




O post de hoje é mais uma receita deste meu caderno. Não sei se realmente podemos chamar de torta de banana, não quero contrariar minha própria criação rsss, mas é algo entre torta e bolo de banana. O mais importante é que é uma receita fácil, gostosa e prática. Se eu fazia quando criança, qualquer um pode fazer!




A única alteração que fiz foi a inclusão de doce de leite junto com as bananas no recheio, e ficou maravilhoso! Fiz só meia receita e usei uma forma de pão, se forem fazer a receita inteira usem uma forma de bolo retangular.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento
6 bananas
1 colher (café) de essência de baunilha
doce de leite para o recheio
canela e açúcar para polvilhar

Esta receita é tão simples que nem de batedeira precisa. Fiz tudo à mão. Junte a manteiga, o açúcar, a farinha peneirada, o leite, o fermento, a essência de baunilha e misture tudo até não ter mais grumos de farinha e ficar uma massa lisa. Coloque metade desta massa em uma forma untada e enfarinhada e disponha as bananas cortadas por cima. 

Eu corto as bananas no sentido do comprimento, mas pode ser em rodelas, como vocês acharem melhor. Por cima das bananas coloque colheradas de doce de leite e espalhe. Não precisa alisar não, só dar uma espalhada. Eu fiz metade com doce de leite e metade com calda de chocolate Brown Cow, mas acho que gostei mais do doce de leite. 

Coloque o restante da massa por cima e se quiser dê uma misturada no doce de leite e na massa para ficar mesclado. Polvilhe açúcar e canela por cima e leve ao forno preaquecido, 180° por cerca de 28 minutos. Esta é do fundo do baú, mas espero que gostem :)

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. que bela sobremesa amiga...adoro tudo com banana maravilha....bjokitass

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mi, parece deliciosa! E depois de saber que é uma receita com tanta história, fico muito mais especial, né?

    Beijos para você e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mirella!

    Que lindooo! A combinação parece ter ficado "horrívelmente" boa!!! (aqui em casa a gente sempre diz algo negativo querendo dizer o contrário!...rs)
    Adorei a ideia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Milla,

    Pensei que o único coitado dessa história toda fosse o marido, mas não, os irmãos também são mártires....hhhaha.

    Amiga, a cozinha é afeto, é amor. Um amor que talvez nasça naquele momento de encantamento vendo a mãe fazer um bolo, a avó preparando um doce e a gente naquela ansiedade de querer mexer também.

    Um beijão.

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  5. Milla,
    sua torta de banana ficou linda e deliciosa!! HUmmm Eu tb tenho um caderninho de receitas de infância e é tão bom né recordar estes momentos...Jura q vc tinha batedeira de verdade? rs Eu tinha um fogão que assava com uma lâmpada...amava! hahaha :) Beijos Tê

    ResponderExcluir
  6. Menina, difícil resistir a essa torta de banana, hein? Ficou com uma carinha ótima!!! beijos

    ResponderExcluir
  7. Se tem uma torta que me lembra a infância essa torta é a de banana. E essa receita parece muito gostosa. Gostei da receita,adorei o blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Mais uma receita sua que vai para o meu forno! Os meninos estão aguardando ansiosamente! Bejão, Tati

    ResponderExcluir
  9. Amei a receita!!! Gostaria de adaptar a receita para o meu bebê que tem alergia a leite... Posso trocar o leite por suco de laranja? O que você indica? Abraços, Rachel.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rachel, o problema é com a lactose? Em relação a receita, acredito que a substituição pelo leite de soja/arroz, seja bem aceitável, mas precisa ver em relação à intolerância do seu bebê. Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas