Creme de framboesa - Especial de Natal

Mais um ano se passou e finalmente chegamos na época do ano em que a comilança rola solta. No Natal não pode existir culpa, é época de celebrar, curtir e aproveitar tudo de bom que vem para fechar o ano e assim começar 2013 com a corda toda. Para a sobremesa da ceia deste ano, eu preparei um creme de framboesas super delicado e refrescante. 




Moramos em um país tropical, e apesar de toda a influência estrangeira de países que celebram o Natal em clima de inverno, acho válido apostarmos em pratos mais leves, com muitas frutas e ingredientes da época. O creme de framboesas que preparei é bem rico em ingredientes, é uma mistura de um belo creme de confeiteiro (creme patissier), calda de framboesas e chantilly batido. 

Este ano conto com a presença ilustre das minhas queridas blogueiras Priscila Darré (Culinarístico), Sara Graciano (Cozinha em Cena) e Juliana Morgado (Cupcakeando), que prepararam pratos especiais para a nossa ceia de Natal. Veja abaixo as fotos das gostosuras, os links para as respectivas receitas e arrase nas preparações da ceia de Natal:




Cozinha em cena: Tartelette de figos
Culinarístico: Pudim de chocotone

Receita do creme de framboesas

Ingredientes

500g de framboesas congeladas
60ml de água
80g de açúcar
250ml de creme de leite fresco

Creme de confeiteiro 
375ml de leite
1 fava de baunilha ou 2 colheres (chá) de essência
4 gemas
60g de açúcar
30g de farinha de trigo

hortelã e framboesas inteiras para decorar

Coloque as framboesas e a água em uma panela e leve ao fogo médio-baixo por cerca de 10 minutos, mexendo, para não queimar o fundo. Desligue o fogo e passe as frutas por uma peneira para retirar os caroços que devem ser desprezados. Acrescente o açúcar e deixe esfriando.

Coloque o leite em uma panela pequena. Corte a fava de baunilha ao meio, no sentido longitudinal, e acrescente ao leite. Leve ao fogo e desligue assim que ferver. Tampe e deixe descansar por 15 minutos.

Em outra tigela, com auxílio de um batedor, misture as gemas com o açúcar e a farinha de trigo. Acrescente lentamente o leite à mistura de gemas batendo sem parar. Quando incorporar tudo, volte ao fogo baixo, ainda batendo sem parar, por cerca de 2-3 minutos, até a farinha cozinhar e o creme engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e desligue. Passe o creme para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar. O filme deve ficar colado no creme, assim ele evita que forme uma película no creme ao esfriar.

Para o chantilly, bata o creme de leite fresco em uma vasilha gelada, até que forme picos e fique firme.

Junte a calda coada de framboesas ao creme de gemas já frio e bata bem para incorporar e desfazer os grumos que possam se formar. Delicadamente, junte o creme de leite batido. Coloque em taças individuais ou copinhos, decore com framboesas inteiras e hortelã, e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

Bora pra cozinha!

Outras opções de pratos para a ceia:


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Está lindo, deve ser delicioso :D

    Beijinhos e uma óptima semana :D

    ResponderExcluir
  2. Lindo Mirella! Perfeito para nosso natal tropical!
    E que venha a comilança!!!! :)
    Bjos
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspeto, uma receita leve e fresca que vai saber muito bem nos dias que se aproximam, após os tradicionais preparados de natal conhecidos como bastante consistentes...

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella, uma mesa composta de delicias preparadas por 4 especialistas deve ter sido um arraso.Este creme me faria mais feliz se tivesse um copinho desses neste exato momento.Hummmm, adorei.Beijos querida, tudo de bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas